domingo, 16 de setembro de 2018

Modelo de plano de aula

Planejar consiste em buscar os caminhos para alcançar qualidade e eficiência do fazer, ou seja, uma forma de racionalizar o tempo na busca dos resultados pretendidos. O trabalho planejado rende mais e desgasta menos. A actividade docente, assim como qualquer outra actividade humana, precisa ser organizada e planejada a fim de atingir seus objectivos na relação professor/ aluno, mediada pelos conteúdos disciplinares na construção do saber.

O plano de aula consiste na especificação e na operacionalização do trabalho docente quotidiano. Ele traduz a acção concreta, efectuada em sala de aula na materialização do conteúdo disciplinar no curso do processo do ensino e da aprendizagem na construção do saber. Uma acção que se compreende de modo mais adequado a partir dos elementos que o constituem.    

O plano de aula apresenta os seguintes elementos: a) identificação; b) objectivo ou objectivos operacionais; c) conteúdo; d) procedimentos metodológicos de abordagem; e) recursos que serão utilizados; f) actividades docentes e descentes; g) a avaliação; h) o cronograma; e i) as referências básica e complementar.

O plano de aula está inserido no sistema de ferramentas didáctico‐pedagógicas que, numa gradação do particular para o geral, são o plano de unidade, o plano de disciplina, o programa da disciplina, o plano de ensino, projecto pedagógico e política pedagógica. Para entender a inserção do plano de aula, faz‐se necessário apresentar um breve conceito de cada um desses instrumentos didáctico‐pedagógicos.

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