terça-feira, 15 de agosto de 2017

Google paga milhares a jovem que descobre erro

Ezequiel Pereira adiantou que estava "aborrecido" e que resolveu "encontrar um erro na Google".

A Google acaba de pagar 10 mil dólares (o equivalente a 8500 euros) a um jovem que descobriu uma falha de segurança no sistema da gigante norte-americana. Ezequiel Pereira, o uruguaio que expôs esta brecha de segurança, adiantou que estava "aborrecido" e que resolveu "encontrar um erro na Google". O jovem esclareceu que nas primeiras tentativas não foi bem sucedido, mas que lá chegou a uma página interna do site que não exigia "username" ou outro tipo de informação de acesso. 

"Tinha vários ‘links’ para outras secções de serviços da Google e infraestruturas, mas antes de visitar qualquer secção, li algo no rodapé: ‘Google Confidencial’", declarou Ezequiel Pereira, antes de acrescentar: "Nesse momento parei de vasculhar o site e reportei de imediato o problema". A equipa de segurança da Google respondeu prontamente dizendo que iria analisar esta "descoberta" do jovem uruguaio e acabou por lhe oferecer uma recompensa. "Eu pensei para mim ‘porreiro, isto é provavelmente uma coisa pequena que não vale um cêntimo, o site se calhar tinha alguns detalhes técnicos acerca dos servidores da Google mas nada realmente importante’", lembrou o jovem. 

"Não sei o que o site tinha, mas algumas semanas depois recebi um email depois de sair da escola que dizia que o meu relatório valia muito mais que um cêntimo…", atirou. A verdade é que esta descoberta valeu a Ezequiel Pereira uma recompensa de 10 mil dólares, o equivalente a 8500 euros, sendo que entretanto a Google já resolveu o problema. "De acordo com a Google, esta enorme recompensa deveu-se ao facto de terem descoberto muitas variantes que permitiam que ‘hackers’ tivessem acesso a informações muito sensíveis", concluiu. Recorde-se que a Google tem um programa activo (Vulnerability Reward Program) que recompensa quem encontre e reporte erros no sistema da empresa.

0 Comments:

Enviar um comentário