segunda-feira, 4 de junho de 2018

Operação militar mata oito por decapitações

As forças da ordem de Moçambique terão matado oito suspeitos de envolvimento na decapitação de dez pessoas na província de Cabo Delgado, no nordeste do país. 
De acordo com o canal de televisão STV, a operação contra os radicais islâmicos responsáveis pelo ataque do passado dia 27 de maio foi realizada no distrito de Palma, junto a uma das aldeias atacadas. Os suspeitos foram abatidos na sexta-feira depois de outra pessoa ter sido decapitada, no dia anterior, junto à aldeia de Muti. 

A operação militar permitiu a apreensão de catanas, uma espingarda de assalto AK-47 e ainda mantimentos e um passaporte da Tanzânia. 

A operação no distrito de Palma foi desencadeada depois de, no dia 27, oito adultos e dois menores terem sido decapitados por um grupo de homens alegadamente ligados ao grupo radical Ansar al-Suna. 
Activo no norte de Moçambique desde 2015, este grupo começou a realizar acções violentas a partir de Outubro de 2017. De acordo com um estudo divulgado no mês passado, a região de Cabo Delgado está a servir de refúgio a radicais islâmicos vindos de países a norte de Moçambique. O estudo liga ainda o acréscimo de violência naquela província ao crescimento de redes de tráfico. 

O governo provincial autorizou, entretanto, a reabertura de três mesquitas em Pemba, capital de Cabo Delgado. As mesquitas tinham sido encerradas em 2017 por suspeita de ligação ao radicalismo.

0 Comments:

Enviar um comentário